top of page

A BÍBLIA

 

O QUE É A BÍBLIA?

 

A Bíblia é um livro escrito sob a inspiração divina e é a Palavra de Deus.

 

“Toda a Escritura é dada pela inspiração de Deus... “

2 Tm 3:16 

 

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?

 

Homens santos de Deus.

Os profetas e sacerdotes escreveram o Velho Testamento.

Evangelistas e apóstolos escreveram os livros do Novo Testamento.

 

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram sendo movidos pelo Espírito Santo.”

2 Pedro 1:21

 

 

Por que a Bíblia é a palavra de Deus, já que foi escrita por homens?

 

Ela é a palavra de Deus porque foi escrita sob inspiração de Deus.

 

“Toda a Escritura é dada pela inspiração de Deus... “

2 Tm 3:16

 

O que significa “pela inspiração de Deus"?

 

O Espírito Santo guiou a mente dos santos homens de tal forma que os pensamentos e palavras que escreveram foram dirigidos e ditados por Deus.

 

Por que Deus nos deu a Bíblia?

 

Deus nos deu a Bíblia para revelar Cristo, que por sua vez nos revela Deus.

Através do Velho Testamento Deus usa os profetas para predizer a vinda de Jesus Cristo. No Novo Testamento através do Espírito Santo, reconhecemos que Cristo é o cumprimento dessas profecias.

 

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”

Jo 5:39.

“Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de mim...”

Sl 40:7.

 

Como devemos usar a Bíblia?

 

Pelo fato de que a renovação da mente é recebida através da revelação de Cristo, devemos usar a Bíblia como um guia da salvação e de uma vida santa para podermos crer, entender, conhecer, amar e seguir a Jesus Cristo.

 

Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para os meus caminhos.”

Sl 119:105.

 

Quais são os dois grandes ensinamentos da Bíblia?

 

A lei e o evangelho, que é a boa nova da graça e da verdade.

 

“Porque a lei foi dada a Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” Jo 1:17.

 

O que era a Lei?

 

A lei era os julgamentos, ordenanças e os dez mandamentos dados por Deus a Moisés, para instruir o povo de Israel e motivá-lo a obedecer a Deus através de seus esforços apenas, mas através de Jesus Cristo e pelo Espírito Santo.

 

“A lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.“

Sl 19:7,8.

 

O que é o Evangelho?

 

O Evangelho é a boa nova da nossa salvação.

 

“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, pôs em nós a palavra da reconciliação.”

2 Co. 5:19.

“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo par que por ele vivamos.”

1 Jo 4:19.

 

Quão frequentemente devemos usar a Bíblia?

 

Devemos ler a Bíblia diariamente em atitude de oração. As Escrituras nos dão força, ajuda, direção, conforto, esperança e amor.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Rm 10:17

 

O que acontece quando lemos a Bíblia?

 

Deus prepara os nossos corações para que recebamos a revelação de Jesus Cristo que transforma nossa mente carnal em mente espiritual.

 

“E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Abriram-se-lhes os olhos, e o conheceram... E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o coração quando, pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” Lc 24:27,31,32.

 

Por que nossas mentes precisam ser transformadas?

 

Desde a infância, somos condicionados a reagir às certas circunstâncias em certos modos. Nossos modos de reação nem sempre agradam a Deus. Nós temos a tendência de reagir diante das coisas de Deus da maneira como fomos ensinados. Isso limita a Deus. Não podemos servi-Lo eficazmente se não pensarmos como Ele pensa. Nossos pensamentos devem estar em acordo com os pensamentos de Deus, se quisermos nos tornar espirituais.

 

“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão aos que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." 

Is. 55:8-11

“...este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.”

Mc 7:6b,8,9.

 

O que é revelação?

 

É um entendimento divino ou um conhecimento dado por Deus a respeito d’Ele e do que Ele está fazendo.

 

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação...” Ef 1:17.

“Como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima em pouco vos escrevi...” Ef 3:3.

 

Por que precisamos ter a mente espiritual?

 

A menos que tenhamos a mente espiritual, não podemos agradar a Deus e ter vida e paz.

 

“Porque ter a mente carnal é morte; mas ter a mente espiritual é vida e paz Porque a mente carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Rm 8:6-8.

 

Como recebemos a direção e liderança do Espírito Santo?

Em primeiro lugar, o Espírito Santo nos dá o desejo pelo conhecimento. Depois oramos e pedimos que o Espírito Santo revele para nós, através da Bíblia, aquilo que Deus está fazendo e aquilo que Deus quer que saibamos.

 

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque ele não falará de si mesmo, mas dirá tudo o tiver ouvido; e vos anunciará o que há de vir.”

Jo 16: 12,13.

 

Nota: A palavra “Bíblia” é derivada da palavra grega “Biblion” que significa “livros”. Portanto sabemos que ela não é apenas um livro, mas uma combinação de livros. Ela foi escrita por quarenta e quatro autores num período de muitos séculos e é composta de sessenta e seis livros.

 

 

FONTE: HAYASHI, Sarah. ENTENDENDO A DEUS: A Bíblia. São Paulo: Ágape Editores, 2009. 

bottom of page